Eu sou a Ana Anahory, vivo e trabalho em Lisboa, onde nasci em 1982. Formei-me em Arquitetura na Universidade Lusíada, em 2005, e terminei o último ano na Falcoltá de Valle Giulia, em Roma. Quando regressei a Portugal comecei a trabalhar no Atelier Anahory, com o meu pai, onde tive a oportunidade de colaborar em diversos trabalhos, desenvolvendo em simultâneo os meus projetos na área da restauração e habitação.
Em 2011 com a Felipa Almeida fundámos o atelier AnahoryAlmeida. Durante 9 anos desenvolvemos vários projectos de arquitetura de interiores na área da restauração e hotelaria, entre os quais alguns restaurantes do Chef José Avillez e o hotel São Lourenço do Barrocal. No âmbito destes trabalhos, tivemos a oportunidade de desenhar algumas peças de mobiliário e colaborar com artesões na criação de objectos que deram vida aos projectos. Em 2020 decidimos encerrar o atelier e cada uma prossegue com os seus próprios caminhos profissionais.
Acredito que os projetos devem ser feitos em conjunto com as ambições do cliente, que são a base do trabalho. Depois de desenvolvido o conceito, é a partir da exploração de materiais naturais, portugueses e de qualidade que as ideias ganham forma. Através de cores subtis e neutras, o mais importante é que no resultado final sejam confortáveis, funcionais e intemporais. Um projecto de arquitecta não se faz sozinho, precisa de outras artes aplicadas para ficar mais completo e coeso, daí sentir a necessidade de devolver peças únicas para cada trabalho.